Pantanal em chamas – 2020
Cenário do cotidiano pantaneiro.
Nas diversas regiões onde se situam “os pantanais”(1), isto é, desde o Pantanal de Barão de Melgaço até o Pantanal de Porto Murtinho (unidades: 21 e 44 do mapa da PCBAP) costumeiramente apresentam como características os cenários que se repentem todos os anos.
Nos períodos de janeiro a março a maor planície alagada do mundo é formada lentamente, as chuvas se intensificam, o céu se alterna entre limpo e nublado, os animais buscam refúgios nos locais mais altos da planície.
Nos meses de abril a junho a estação chuvosa começa a chegar no fim, a paisagem torna-se espetacular, os peixes antes refugiando-se nos corixos voltam ao leito, céu sempre limpo e claro, os campos nascem floridos e verdes abrigando as aves migratórias que se apresentam em bando.
Cenário que se apresenta atualmente.
Níveis pluviométricos críticos, em razão das poucas chuvas em seus períodos chuvosos ( normalmente chove muito de janeiro a maio), os rios apresentam baixo volume de agua, a região central do Brasil é castigada com o clima seco o que deixa a umidade do ar relativamente baixa, afetando a vegetação deixando-a totalmente seca e, em consequência, surgem focos de queimadas na maior planície alagada do planeta.
Através de registros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que coleta dados periódicos do bioma pantaneiro desde 1998, informa o triste fato de que, nesse mês de Julho o pantanal registra um enorme volume de incêndio desde o inicio do seu monitoramento.Os indicadores revelam que no corrente ano um alto índice de incêndios na região do pantanal chega a 28% a mais do que os incêndios surgidos na região Amazônica.
O incêndio atual tem grandes proporções atingindo uma grande área do pantanal do Mato Grosso do Sul e as chamas se alastram com muita rapidez. Cerca de 50 mil hectares de mata nativa estão sendo devorados pelo fogo entre os municípios de Aquidauna, Miranda e Corumbá que, por ação dos ventos, deixam a grande área atingida encoberta por nuvens de fumaça.
O trabalho de uma força-tarefa reunindo Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica e Ibama/PrevFogo foi necessária, e diuturnamente se esforçam para o controle do fogo nessas regiões.
_______________________
1 – O Plano de Conservação da Bacia do Alto Paraguai (PCBAP) dividiu o pantanal em 11 pantanais.
Dom Gil
Grafite 2020