Corumbá realiza Simpósio da Pesca e a adoção da Cota Zero se fortalece
No dia 07 de junho de 2019, a cidade de Corumbá sediou o 1º Simpósio da Pesca no Pantanal. O evento foi realizado pela prefeitura de Corumbá com o apoio do Governo do Estado, onde estiveram participando do simpósio, técnicos, empresários e pescadores profissionais. Através das palestras e discussões, restou claro que, para a garantia do repovoamento dos rios e bacias do Rio Paraguai e Paraná a cota zero para a pesca esportiva e amadora é a única saída.
Atestaram que nos rios do Pantanal não tem mais peixes em abundância como outrora. Bem, isto é fato notório para a população de ribeirinhos e pescadores amadores. Nos relatos proferidos no simpósio, evidenciaram o sucesso da cota zero em outros países e o aumento crescente da modalidade pesque e solte.
Por um outro lado, divergindo dessas considerações, ha estudos realizados pelo Embrapa Pantanal que, o estoque pesqueiro apresenta-se de modo estável e sinaliza outros fatores como sendo responsáveis pela diminuição de algumas espécies de peixes mas os depoimentos e experiências das entidades representantes da pesca sustenta que o extrativismo realmente é a principal causa pela queda do estoque pesqueiro da região do Pantanal inclusive em outras regiões do País.`
Julgamos ser óbvio que, a “cota zero” por um determinado período de tempo, propiciará o aumento da população das espécies de peixes no Pantanal, resta acreditar se, haverá uma verdadeira conscientização de todos e uma infraestrutura suficiente para garantir uma fiscalização efetiva.
Dom Gil